18 março, 2015

Fim de convênio deixa cidades de PE sem carro-pipa durante estiagem

A falta de chuva já deixou 126 municípios em situação de emergência no Agreste e no Sertão pernambucano. A situação de emergência é decretada quando o município não consegue mais resolver os problemas causados pela seca e precisa da ajuda do governo. Uma das medidas adotadas para diminuir o sofrimento das famílias que moram nas áreas atingidas pela estiagem são os caminhões-pipa, mas esse tipo de ajuda também está em falta.

O convênio entre o Ministério da Integração Nacional e o governo estadual, que garantia verbas para a contratação de veículos pela Defesa Civil, terminou em fevereiro e não foi prorrogado. "Ainda em janeiro, nós estivemos lá na Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília, e o secretário nos repassou que havia uma deliberação do governo federal de não mais renovar os convênios para atendimento da operação carro-pipa nos estados e que esse atendimento passaria, este ano, a ser feito pelo Exército Brasileiro", explicou o secretário-executivo de Defesa Civil de Pernambuco, coronel Carlos d'Albuquerque.

Na resposta ao governo de Pernambuco, o Ministério da Integração Nacional nega o pedido de R$ 10 milhões que deveriam ser usados para manter circulando os caminhões-pipa contratados pela Defesa Civil. O documento informa que o Exército abastece 100 municípios do estado, com 1.224 caminhões-pipa, e vai analisar o atendimento aos 22 municípios que deixaram de ser abastecidos com o fim do convênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário