18 julho, 2023

Carta de amor - Autor José Carneiro

 

José Carneiro
Recife, 12 de junho de 2013

Amiga Martha:

Hoje, dia dos namorados, acordei pensando em ti. Apesar de todo esse tempão, ainda me lembro de ti e de um período de minha vida que o tempo não conseguiu varrer de minha memória. Por isso estou te escrevendo esta carta.

De lá para cá pouco sabemos um do outro. Isto não tem nada a ver conosco e com a nossa vida. Estamos muito distante dos caminhos de um passado que se perdeu na voragem do tempo.

Bons tempos aqueles que andamos juntos por um bom trecho de uma estrada florida e cheia de cantos de passarinhos. Seguramente a quadra mais alegre e prazerosa de minha vida. Faz muitos anos, éramos jovens mas ainda guardo na memória agradáveis momentos de nossa história de amor.

Eras uma moça risonha, bonita e simpática quando nos aproximamos um do outro. Hoje eu não diria que houve entre nós um verdadeiro amor, mas uma ardente paixão, nos moldes da época. Reconheço e confesso, minha amiga, que foste uma das grandes paixões de minha adolescência. Vivemos instantes de real encanto, com juras de amor e troca de carinhos. Formávamos um par harmonioso e fomos felizes.

Todavia, como tudo passa neste mundo de incertezas e desilusões, o nosso tempo se foi, deixando uma saudade que teima em permanecer comigo, dentro do meu coração. Nenhum lamento. Só recordação. É bom lembrar e faz bem relembrar as coisas boas da vida. Daí a razão desta correspondência.

Por que carta em vez de e-mail, facebook ou outro recurso eletrônico tão em voga nos dias de hoje? Primeiro, em respeito ao nobre veículo que tanto utilizamos na época, o qual nos proporcionou muito contentamento. Depois, pelas suas próprias características, uma vez que as cartas falam diretamente ao coração. Além disso, um bom, belo e salutar exercício literário, proporcionando alegria a quem escreve e prazer a quem ler. As cartas se foram, mas bem que poderiam voltar, para o bem-estar de todos e proveito geral do mundo sentimental.

Martha, nosso namoro foi encantador, com encontros inesquecíveis. Em particular aquele que aconteceu na casa de uma minha prima, foi o mais significativo de todos. Talvez nem te lembras dele. Não vem ao caso. O que importa é que não o esqueço, considerando-o o de maior expressão de toda nossa convivência. Pois, o que me fizeste sentir naquele dia eu não encontrei em nenhuma outra mulher no decorrer de toda minha existência. É um segredo que trago escondido no recôndito do meu ser, lamentando, profundamente, não ter alcançada a graça de provar do sabor de um alimento tão maravilhoso.

Tenho para mim, minha amiga, no final de contas, que o destino, injusto e impiedoso, nos negou o direito de uma vida melhor. Diante disto, só nos resta pedir a Deus que nos proteja dos males deste mundo atualmente cheio de perigo e perversidade. O mais, tudo é silêncio!

Deixo claro que não abomino o passado, não descuido do presente e não descreio do futuro, contentando-me com o que fui e com o que sou. Vivo em paz e feliz. 

Sem tristeza e sem mágoa me despeço, confidenciando que ainda ouço o eco de nossa música - POR TI - e sinto saudade.


4 comentários:

  1. Meu caro Zé.
    Nos tempos atuais, quando não mais se namora; "SE FICA", uma carta de reminiscências amorosas deste naipe se configura numa audácia. Ainda mais por ser aberta. Audácia de quem tem coragem de sobra para absorver as possíveis críticas do pessoal da esquerda festiva.Pessoal esse que nunca experimentou, tãopouco, nunca sentiu a sensação e o valor de um buraco de fechadura.
    Valeu meu primo.
    Assim como você teve sua Martha, eu tive a minha Mariquinha,(doce nome de se pronunciar) aquela que foi sem nunca ter sido, como diria Aparício Torely, o Barão de Itararé.
    Fernando Florêncio
    Ilheus\Ba

    ResponderExcluir
  2. Eu sou uma romântica incorrigível e achei linda essa cartinha de amor tão em desuso nos dias atuais. Dou um doce para sabem que é Martha. Parabéns Dr. Zé Carneiro pela coragem de expor seus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Jussara.
    E eu te dou uma Tambaú inteira se tu souber quem foi Mariquinha.
    Fernando
    Ilheus\Ba

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais linda!👏🏾 Que singelo, amoroso, verdadeiro✨💐 como é bom saber, que isto, ainda existe!👏🏾✨💐🌵

    ResponderExcluir