12 março, 2022

O bom de memória - por José Melo


Por: José Soares de Melo 

Antes do advento do radinho de pilha e dos modernos equipamentos de som, toda cidade do interior que se prezasse, teria que contar com suas “difusoras”, como eram conhecidos os sistemas de som, compostos de um amplificador, um microfone, e várias “cornetas”, também conhecidas por “boca de aço”, pelo seu volume estridente, dependuradas nos postes de iluminação da cidade, e até mesmo em árvores.

Custódia contava com dois desses sistemas de som. A “Duas Américas”, de propriedade do meu sogro, o falecido Adamastor, e a Voz do PTB, de um político local.

A “Duas Américas” fazia o que poderia ser um Programa do Ouvinte, onde as pessoas iam ao estúdio, pagavam uma taxa, e faziam os seus pedidos musicais.

Contava Adamastor, que quando foi lançada uma música de Luiz Gonzaga, chamada de “Juazeiro”, foi um sucesso extraordinário. Choviam pedidos na “Duas Américas”, e certa vez um jovem chegou a pedir cerca de trinta vezes, para rodar a música. Esta, no início tinha um trecho que repetia, monotonamente:

- “Juazeiro, Juazeiro, me arresponda por favor”!

Perguntado pelo locutor porque tantas vezes aquela música, o rapazola disse que queria aprender, para cantar prá namorada.

Finalmente quando já não se agüentava mais de se ouvir aquela mesma música, o rapaz deixa de pedir a mesma, justificando:

- Agora eu aprendi a “musga” !!!!

E sai cantando desafinadamente:

– “Cajueiro, Cajueiro, me responda por favor!”

3 comentários:

  1. Zé.
    Não obstante sabê-lo muito ocupado,porem anote: "Quem Trabalha Muito Esquece de Ganhar Dinheiro."
    Me responda como faremos para criar o Museu Municipal de Custódia.
    Tem muito material espalhado alhures, que facilmente comporá
    nosso nosso histórico da cultura custodiense.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir
  2. Fernando, a criação de um Museu requer a participação indispensável do poder público. Ou de uma instituição financeiramente forte, o suficiente para grantir a sua manutenção. Acredito que uma cobrança aos Srs. Vereadores poderia ajudar a fazer com que o Sr. Prefeito abaraçasse essa idéia.

    J. Melo

    ResponderExcluir
  3. Ok Zé.
    Em comentário anterior e e-mail direto para vç sobre o assunto "museu", aventei a possibilidade de contarmos com a colaboração do Severino (do Rádio) que apresentaria um projeto à camara para criação do Museu Municipal de Custódia.
    Para tanto, muito embora saibamos que nossos políticos de maneira macro, não estão nem aí para o lado cultural, cabe a nós acordá-los para esta necessidade, na qual a população de Custódia vem se destacando.Este blog divulga com frequencia movimentos culturais bastante expressivos.
    O negócio é não deixar a peteca cair.
    Fernando Florencio
    Ilheus/Ba

    ResponderExcluir