16 setembro, 2024

BEPI prestou homenagem em 2021, aos PMs mortos em emboscada da Coluna Prestes em 1926


Policia Militar de Pernambuco


No dia 14 de Fevereiro de 2021, foi realizada no Sítio Umburanas, município de Custódia, uma solenidade em homenagem aos PMs tombados em cumprimento do dever em 14/02/1926, durante uma emboscada promovida pelos militantes da Coluna Prestes. O movimento político-militar brasileiro ocorreu entre os anos de 1924 e 1927, cuja principal motivação era a insatisfação com o governo do presidente Arthur Bernardes. O evento, que foi realizado pelo Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), vem resgatar e enaltecer a história e bravura desses heróis que foram mortos em combate.

Em um domingo de Carnaval, como este, a Coluna travou seu combate mais violento durante sua passagem por Pernambuco. Os revoltosos interceptaram uma mensagem nos fios do telégrafo, dando conta do deslocamento de uma tropa da Força Pública do Estado, de Custódia para Serra Talhada. Eram 137 homens distribuídos em cinco caminhões. Foi montada uma emboscada, com a colocação de um chapéu de engenheiro na estrada.

Um dos caminhões parou para um soldado verificar do que se tratava, e todo o comboio também parou, quando os policiais foram cercados e atacados pelos insurgentes, em número quase cinco vezes maior. Após seis horas de combate, ao escurecer, a tropa conseguiu furar o bloqueio, e retornar a Custódia. No entanto, quatro caminhões foram queimados, escapando apenas aquele onde estavam as munições, facilitando a reorganização da tropa, que no dia seguinte deu início à perseguição dos agressores, que já haviam escapado do local.

Foram oito mortos e três feridos, vindos do 1°, 2° e 3° Batalhões, Regimento de Cavalaria e Companhia de Bombeiro da época. As vítimas foram enterradas no local do combate, onde foi erguido um monumento com uma placa de mármore em homenagem à bravura dos chamados mortos do Riacho do Mulungu, no Km 345 da BR-232.

Texto: Otávio Toscano

Fonte: Blog Custódia, com informações colhidas em livros e na imprensa

Publicado Originalmente em: CLIQUE AQUI

15 setembro, 2024

"Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce!"

 


Sebastião Patrick Campos de Almeida Souza.


Nascido em 22 de março de 1984, natural de Custódia, filho de Paulo Germano de Souza e Francisca Valéria Campos de Almeida. O casal teve dois filhos: Paula e Patrick.

Do segundo casamento de sua mãe, teve como irmão Vinícius Augusto Campos de Almeida Amaral (In memorian).

A família paterna, Germano e a família materna, Barrista. Eram apaixonadas por cavalos. Os avós de PatrícK, Raimundo Germano e José Rodrigues de Almeida (Lola) eram apaixonados por cavalos. Autênticos "Pradistas."

Patrick é pai de Letícia Maria, Valentina, Heitor Germano e José Germano.

Sua linhagem é composta por homens e mulheres que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de Custódia, representando as famílias Campos, Almeida e Souza.

Seu pai, Paulo Germano, pioneiro nas terras do Maranhão, não pôde testemunhar a realização do sonho de seu filho. Mas, como diz o ditado: "Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele pode se tornar realidade."

Desde a infância, Patrick tinha admiração pela dedicação de seu pai no trato com cavalos. Desenvolveu amor pelos cavalos, sentimento que corre nas veias de sua família paterna e materna. Em um gesto de gratidão por todo o cuidado e ensinamento, fez o que um bom filho faria: deu o sobrenome de seu pai a essa grande obra, o Haras Germano. "A gratidão é a moeda luminosa que resgata os verdadeiros valores da vida."

Patrick, além de suas qualidades pessoais, é conhecido por sua beleza física. Entre suas virtudes, duas se destacam: sua educação e simpatia. Embora possam parecer semelhantes, são diferentes em essência. Em um mundo cada vez mais desafiador, a simpatia tem um papel único, tornando a vida mais leve e harmoniosa. Durante os eventos, Patrick demonstrou educação impecável, sendo um anfitrião cortês e civilizado, evidenciado em sua atenção aos convidados.

Neste mês de setembro, nossa querida terra natal celebra seu aniversário. No dia 11 de setembro, comemoramos os 96 anos da Emancipação Política de Custódia, terra repleta de histórias e conquistas. A estrofe do hino da cidade:

"Custódia, Terra Querida, Berço Amigo de Gente de Valor, És Livre Pelo Esforço de Teus Filhos, Que Te Adoram e Te Amam Com Fervor" reflete o sentimento que Patrick nutre por sua cidade natal, um amor evidente e enraizado.

A programação do II GP Haras Germano, realizado entre os dias 6 7 e 8 de setembro, foi um verdadeiro sucesso:

A abertura contou com música ao vivo.

Apresentação cultural do grupo de teatro de Arcoverde.

Nos dias 7 foram as classificatórias e 8, dia das estrelas que foram X 1 Baid For Me e X Marquezine Lake.

Foi bonito ver a numerosa família de Patrick sempre presente, celebrando esse momento. O buffet, impecável, foi um verdadeiro show de profissionalismo.

E, Rogéria, nossa querida amiga, você merece todos os parabéns. Sua dedicação foi exemplar faz a diferença em tudo o que se propõe a realizar. Em seu nome, parabenizamos toda a equipe, que trabalhou unida com excelência!

Parabéns ao maior prêmio do Nordeste!

E, por fim, parabéns a você, Patrick, por esse grande investimento em nossa cidade.

Abraços fraternos,
Nenê e Arnaldo

13 setembro, 2024

Um dos três mosqueteiros - (80 anos)

Dr. Pedro Pereira Sobrinho

Alguém designou um trio de jovens custodienses de OS TRÊS MOSQUETEIROS. Era formado pelo brilhante advogado tributarista e escritor Ernesto Queiroz Júnior, professor, membro de diversas academias, popularmente conhecido por Ernestinho, Sílvio Carneiro, Contador, Professor,  Prefeito de Custódia, e por Pedro Pereira Sobrinho, advogado, odontólogo e professor.

Hoje, dos três resta o Dr. Pedro, o último dos TRÊS MOSQUETEIROS. E é sobre ele que dedico estas mal traçadas, pelo muito que representou, como os outros dois,  para Custódia e paria várias gerações de jovens custodienses.

Nascido em 14 de julho de 1940, o garoto Pedrinho era o xodó de seus pais, o austero e estudioso Joaquim Pereira, e essa mulher extraordinária que foi Dona Corina. Ambos se dedicavam ao ramo farmacêutico, o que lhes proporcionava grandes oportunidades de ajudar os seus semelhantes, numa época em que a assistência à saúde praticamente não existia. 

Dona Corina era a salvação das pobres mães custodienses, quando aflitas não sabiam o que fazer com seus pequenos filhos acometidos de vários males. Sua experiência salvou muitas vidas, ao prescrever medicamentos para as mais diversas doenças dos pequeninos custodienses de então.

Levado pelo extremo zelo que seus pais dedicavam aos filhos, Pedrinho foi encaminhado nos estudos na capital pernambucana, onde adquiriu o diploma de Odontólogo, sempre retornando à terrinha durante as férias para rever os familiares, amigos e a cidadezinha que ele tanto ama.

Com o canudo na mão e mil ideias na cabeça, iniciou uma trajetória que rendeu muitos frutos, mais para Custódia e sua gente do que para si. Idealista por natureza, não se contentou com o diploma de odontólogo, ingressando na Faculdade de Direito de Caruaru, sendo um dos componentes das primeiras turmas daquela instituição.

Com o curso, dedicou-se mais ao Direito, onde destacou-se como um excelente orador, um dos melhores da região na sua época de ouro.

Agora com dois diplomas de cursos superiores, dedicou-se de corpo e alma ao que ele mais amava: educar. Antes de odontólogo ou advogado, Doutor Pedro Pereira foi um Educador na expressão exata da palavra. Lecionou por décadas, no Ginásio Municipal Padre Leão, Colégio Normal Municipal Ernesto Queiroz, e no seu Colégio Técnico Joaquim Pereira.

Não só a educação de Custódia deve muito ao dr. Pedro Pereira. Seu apego às coisas da nossa terra o fez Vereador, muito contribuindo para a mudança na forma de atuação dos edis custodienses. Durante sua gestão, desenvolveu ações junto ao então Prefeito – outro dos TRES MOSQUETEIROS, o Professor Sílvio e Carneiro, e com sua participação Custódia ganhou o seu estádio de futebol, o famoso Carneirinho, nome por ele dado ao nosso conhecido estádio.

Lembro do lançamento da “pedra fundamental” do Carneirinho. Um quatorze de julho, de ano que não recordo, dr. Pedro me convida para junto a outros amigos, fazer uma vistoria numa área de terra que ficava distante da cidade, cerca de dois quilômetros, no então Sítio Pindoba. Recordo que foi no dia 14 de julho por seu aniversário. 

Debaixo de uma jurema preta, sentamos formando uma roda em torno de um gravador mine cassete, última tecnologia da época, para registrar aquele momento. Recordo que estávamos, eu, o Dr. Pedro Pereira, Djalma Moisés, se não me engano presidente da Câmara de Vereadores na época, além de outras pessoas que não consigo lembrar. E alí foi lançada a ideia de transformar aquela área plana no campo de futebol, o que foi concretizado graças a ação do então Prefeito Sílvio Carneiro. 

Na ocasião dr. Pedro já batizou o estádio, homenageando o Prefeito Sílvio Carneiro,   afirmando que diferente da mania de grandeza de muitos da época, ao invés de chamar de CARNEIRÃO, o estádio seria o CARNEIRINHO, nome que “pegou” e ficou marcado para sempre.

Mas não foi só na educação e nos esportes que o dr. Pedro deixou sua marca. Muitas outras ações por ele desenvolvidas marcaram sua atuação. Criou e fez funcionar o curso de contabilidade, através do COLÉGIO TÉCNICO JOAQUIM PEREIRA, colaborou e muito na criação do Lyons Club de Custódia, na implantação de uma pequena repetidora de TV, instalada no Macambira, na criação e instalação da COOPERCUSTO, cooperativa agrícola com muitos serviços prestados aos agricultores, junto aos dois outros MOSQUETEIROS, Ernestinho e Sílvio  manteve por um bom período o semanário CUSTODIANAS, jornalzinho sensação da época, sempre colaborou na realização de eventos culturais, esportivos, recreativos, a exemplo de formação de equipes de futebol, participação nas festas populares, Carnaval, São João etc., 

Coletou centenas de causos do nosso folclore (pena se não os tem escritos), sempre colaborou com os gestores municipais, quer com orientação legal, quer como mestre de cerimonias, em suma, viveu intensamente a vida na acanhada Custódia de antigamente.

Ao completar oitenta anos, o Dr .Pedro Pereira lega aos seus filhos um exemplo raro de dedicação e amor a nossa terra, o que os obriga a continuar o seu histórico; aos custodienses, o respeito e a admiração pelo muito que fez por nossa terra e a todos pelo carinho e amizade sincera que sempre devotou a seus familiares e amigos. 

Sinceros parabéns meu compadre e amigo, o Bidoutor Pedro, como sempre o chamava.

Texto por
 José Melo
Recife-PE
Julho/2020

Perfil: Ernesto Queiroz Júnior


 ERNESTO QUEIROZ JÚNIOR 

Natural de Custodia-PE, filho de Ernesto Queiroz e Maria Josefina de Sá Queiroz.

Casado com Ana Rosa de Queiroz desde 24.12.1962 com quem viveu feliz e contente por mais de 43 anos, pai honrado e dedicado de 07 filhos: José Ernesto de Queiroz, João Bosco de Queiroz, Joaquim Jose de Queiroz, José Marcelo de Queiroz, José Emerson de Queiroz, Ana Paula de Queiroz, Maria Luiza de Queiroz. 

PROFISSÕES: 

Político, Funcionário Público, Professor, Escritor e Advogado. 

Na sua profissão exerceu os seguintes cargos: 

Foi secretário municipal de Custodia de 17.04.1957 até 15.10.1963. 
Vereador eleito em 15.11.1963 ate 31.01.1969 pela cidade Custodia. 

Auditor fiscal concursado em 1968, promovido a agente fiscal em 20.09.1972 tendo exercido sua função até aposentadoria. 

Advogado Tributarista, militante desde 1971, quando se formou pela FADICA – Faculdade de Direito de Caruaru. – assumindo no ano seguinte a cadeira de professor em direito financeiro. 

Escritor – autor de vários livros publicados, dentre eles, um coronel sem patente, onde a brisa encosta o cisco e deixou ainda 02 livros no prelo. 

Advogado militante desde 1971, jamais deixou de lutar pela justiça e pelo direito. 


TÍTULOS RECEBIDOS 

Membro efetivo das seguintes Academias jurídicas: 

Da Academia Brasileira de Ciências Morais, Políticas e Sociais – RJ 

Da Academia Internacional de Direito Comparado – RJ 

Da Academia Pernambucana de Letras Jurídicas – PE 

Da Academia Brasileira de Letras Jurídicas – RJ 

Da Academia Pernambucana de Ciências Morais e Política - PE 

Professor de Dir. Financeiro da Faculdade de Direito de Caruaru. 

Da Academia Caruaruense de Cultura Ciências e Letras - ACACIL - 

Cidadão de Caruaru título recebido em 1997. por iniciativa do Vereador José Antonio da Silva ( Zeca ) aprovado por unanimidade. 

Incontáveis condecorações e medalhas de honra ao mérito por serviços prestados em todos os cargos que ocupou e em defesa da sociedade e da justiça. 

LIVROS

Um coronel sem patente
Onde a brisa encosta o cisco

OUTRAS REALIZAÇÕES 

Fundador de varias associações recreativas culturais e religiosas, destacando-se o Centro Lítero Recreativo de Custodia, o Centro Espírita Leon Diniz, o Centro Espírita Beneficente UNIÃO DO VEGETAL em 1989, em Caruaru. 

Autor do requerimento de fundação da escola normal ERNESTO QUEIROZ, hoje colégio ERNESTO QUEIROZ. 

Fundador nos idos de sua mocidade de um jornal denominado CUSTODIANAS. Com circulação mensal. 

Fundador da Biblioteca Pública Municipal de Custodia. 

OUTRAS ATIVIDADES 

AMIGO de todas as horas, fiel e companheiro. Desbravador desconhecia o medo do fracasso, Nordestino e lutador um homem de fibra. 

IRMÃO amou a família e semeou a união e a amizade entre todos, sabia cobrar, mas também sabia servir e amar. 

PAI em todos os sentidos e em todos os momentos, jamais deixou de estar junto com os filhos, participava de todos os acontecimentos escolares ou profissionais. Caseiro sempre voltava trazendo pequenas lembranças e grandes sorrisos. Um grande ser, o primeiro amigo, o primeiro Mestre. 

ESPOSO fiel e carinhoso fez do seu lar seu castelo, criou e educou seus filhos através do exemplo e da retidão dos seus atos. 

MESTRE iluminou e guiou os caminhos de todos aqueles que dele precisou, trazia sempre uma palavra amiga e confiante, jamais dizia NÃO, quando muito “vamos vê”. De doutrina reta buscava sempre a sinceridade, organizado e atencioso sempre respondia as indagações e as dúvidas de quem precisasse. 

Plantou e semeou um legado de boas obras e uma legião de amigos. 

Aos amigos a consciência de ter ajudado sempre que possível, aos familiares, manas, sobrinhos e netos a certeza de uma grande e infinita amizade, aos filhos o exemplo que sempre foi seu maior ensinamento, construiu sua vida sob a bandeira da justiça e da amizade verdadeira, a esposa amantíssima saudades eternas e um reencontro futuro, aos discípulos o espelho das boas ações e a certeza de um renascer em outra dimensão. 

Texto: Família

11 setembro, 2024

Discurso de Andréa Queiroz na Inauguração da requalificação do Colégio Municipal Ernesto Queiroz


Foto: Cleber Santos Propaganda


Excelentíssimas autoridades aqui presentes, a que saúdo professores, alunos e todo o povo custodiense!


Meu nome é Andréa Queiroz, sou filha de Maria José de Sá Queiroz, mais conhecida como Zezita Queiroz, Tabeliã do Cartório único deste município, a quem represento neste momento. Por motivos pessoais, ela não pôde estar aqui hoje, mas me incumbiu de ler estas palavras por ela escritas.

Hoje é um dia de grande emoção para todos nós. Estamos aqui reunidos para celebrar a revitalização de uma escola que carrega, em seu nome, uma grande história: Colégio Municipal Ernesto Queiroz. Para mim, essa homenagem tem um significado ainda mais profundo, pois este nome carrega o legado do meu pai, um homem cuja dedicação ao município de Custódia e ao bem-estar da nossa comunidade sempre foi inspiradora.

Quando colocamos o nome de alguém em um espaço público, queremos eternizar a história dessa pessoa, que sempre será conhecida pelas futuras gerações. E nada mais justo do que homenagear o cidadão Ernesto Queiroz, homem público, que por três vezes governou com dignidade nosso município e que deixou boas e inesquecíveis memórias em sua trajetória política e pessoal.

Ernesto Queiroz nasceu em 20 de julho de 1898, filho de Francisco Queiroz Melo e Álvara de Góis Melo. Casou-se com Maria Josefina de Sá Queiroz em 19 de junho de 1929, união da qual nasceram os filhos: Ernesto Queiroz Júnior, José Elídio de Queiroz, Maria José de Sá Queiroz e Maria das Graças Queiroz.

Em 1937 foi eleito Vereador e Presidente da Câmara Municipal, tendo perdido o mandato em razão do Golpe de Estado de 10 de novembro de 1937. Já em 15 de maio de 1939 foi nomeado prefeito, em substituição ao Major Inocêncio Lima, missão que cumpriu até julho de 1944.

Foi eleito novamente prefeito em 26 de outubro de 1947 para um mandato de quatro anos, de 15 de novembro de 1947 a 15 de novembro de 1951. E em 15 de novembro de 1959 assume novamente a prefeitura para seu terceiro mandato, até 15 de novembro de 1963.

Em todas as suas gestões buscou trabalhar pela população do seu município, executando várias obras, entre elas a construção de escolas, e deixando um exemplo de homem digno, correto e generoso. Assim, tem seu nome eternizado neste Colégio Municipal Ernesto Queiroz, assim como também na Praça Ernesto Queiroz, no centro dessa cidade.

O projeto de reforma dessa escola vai além da sua reconstrução física, ela faz parte de um trabalho mais amplo de desenvolvimento urbano, humano e social, criando para a população um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, atendendo às necessidades da comunidade escolar.

A reconstrução desse espaço oferece melhorias ao prédio, garantindo conforto aos alunos e profissionais, melhorando o bem-estar de quem utiliza esse ambiente físico, adequando o espaço escolar à demanda de alunos e tantos outros objetivos que serão alcançados ao longo tempo.

E para este dia tão especial, escolhi uma palavra que reflete o sentimento da família Queiroz: GRATIDÃO.

Agradeço a cada pessoa que fez parte dessa jornada de revitalização. O esforço de todos — professores, alunos, pais e a comunidade — fez com que este sonho se tornasse realidade. Somos imensamente gratos ao prefeito Manuca pela iniciativa de reformar o Colégio Municipal Ernesto Queiroz, mantendo viva a memória do meu pai e preservando um patrimônio público que eterniza seu nome.

Que esta escola seja, para cada estudante, o começo de uma jornada repleta de conquistas.

Muito obrigada!!!!




Conheça o vencedor da 2ª Mini Maratona de 5 KM nos 96 anos de Emancipação Política de Custódia.


Foi realizado hoje, dia 11, durante comemoração aos 96 anos de Emancipação Política de Custódia, a II Mini Maratona de 5 km, corrida vencida pelo maratonista Claudemir Rodrigues, conhecido como "Chiclete", atleta que representa a cidade de Custódia em eventos esportista em todo país, sempre apoiado pelas empresas privadas e comércio local.

07 setembro, 2024

Em noite de muita emoção e expectativa, tem inicio o II GP HARAS GERMANO.

 


Teve início ontem (sexta-feira dia 6), o II GP HARAS GERMANO, na cidade de Custódia-PE. Nessa edição, o evento mostra que veio para ficar, recebendo competidores de todo país, inserindo assim, a cidade de Custódia, no calendário de Quarto de Milha de velocidade.
No período da tarde, foi apresentado os animais competidores na presença de competidores e público em geral, a expectativa para as classificatórias e apostas já era grande durante amostragem dos animais.

A programação incluiu na parte noturna, na presença de competidores, empresários, convidados, uma apresentação cultural, do grupo de Teatro de Retalhos, da cidade de Arcoverde.



Teatro de Retalhos

Sob olhar atento do publico que compareceu ao haras, os artistas apresentaram a peça Malassombros – Contos Além do Sertão. A trupe é Vencedora do Prêmio Pernalonga (Roberto de França) de Teatro (2023) e do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2023).

Em seguida foram convidados ao palco, o idealizador do II GP HARAS GERMANO, o sr. Patrick Germano, acompanhado de sua tia Rogéria Campos, sua irmã Paula, do advogado Dr. Bruno Elizeu, pessoas que estão diretamente empenhadas na organização do desse evento. Além de uma longa equipe de profissionais que auxiliam na realização e organização. Tudo muito bem pensado e executado.

Presenças ilustres de JONATAN WEISHEIMER,
vice-presidente do Jockey Club de Sorocaba-SP, e de seu pai, inclusive o mesmo recitou um verso de sua autoria, emocionando a todos, inclusive ao seu autor. Além Dr. Joaquim Adley advogado de Patrick e Neto Rodrigues, amigo.

Em cada palavra proferida, o que mais chamou atenção, foi a mistura de um sonho com o apoio da família, de amigos e empresários amantes do turfe, tornaram realidade e solidificaram ainda mais um evento deste porte, numa cidade que não tinha seu nome ainda no calendário nacional. Agora tem.

O tão aguardando jogo da Pedra, foi possível constatar ao seu final, com o número de apostas, que o II GP HARAS GERMANO já é sucesso, antes mesmo de seu encerramento. Os valores apostados passam da casa de 1 milhão de reais.

Hoje a partir das 14h tem as Classificatórias e finais.


Paulo Peterson

06 setembro, 2024

Mensagem para Cícero Gedivanho Benevides de Melo


Hoje foi um dia triste pra mim e pra minha família.
Perdemos um grande amigo.
Homem bom, simples, honesto, humilde, íntegro e amado por todos nós.
Sempre presente nas nossas vidas, desde dos seus 14 anos de idade nunca nos deixou.
Vou sentir saudades das nossas risadas, das brincadeiras, das discussões.
Grande admiração por você um homem que venceu, um bom marido e bom pai.
E um excelente padrinho, pois era padrinho das minhas três filhas e dos meus sobrinhos também.

Saudades….. Deus vai te receber de braços abertos.
Te amo, eternamente, Cícero!

Maura Gonçalves
Custódia-PE
Setembro/2024

Neste final de semana acontece II GP HARAS GERMANO em Custódia


 

Tem inicio hoje, dia 6 e segue até o próximo dia 8, o II GRANDE PRÊMIO HARAS GERMANO na cidade de CUSTÓDIA-PE, Sertão do Moxotó no Estado de Pernambuco.

O HARAS GERMANO é conhecido por sua Dedicação à criação e treinamento de cavalos da raça Quarto de Milha de velocidade, considerados os mais velozes do mundo. Este haras não é apenas um centro de excelência equestre mas também um local onde a paixão por cavalos se encontra com a tradição e o profissionalismo.

O II GP Haras Germano reunirá os melhores competidores e cavalos de corrida proporcionando uma experiência única e emocionante para todos os entusiastas. Será um evento de tirar o fôlego onde a adrenalina e a emoção das corridas se misturam com a beleza e a elegância desses magníficos animais.


Evento idealizado e organizado por PATRICK GERMANO, um verdadeiro apaixonado por cavalos. Em sua segunda edição, o HARAS GERMANO promete realizar o maior GRANDE PRÊMIO DO  NORDESTE.


A premiação do II GP HARAS GERMANO será de R$ 315.000,00. Em seu primeiro dia (dia 6), às 16h haverá apresentação dos animais. Ás 19h acontece o Jogo da Pedra (enfrene). Nos dias 7 e 8, classificatórias e finais a partir das 14h. 

PROGRAMAÇÃO

Sexta (dia 6):

16:30 - apresentação dos animais GP e X1
19:00 - jogo da pedra.
———————————-
Sábado (dia 7):

13:00 - sorteio das balizas
15:00 - 1 classificatória
15:40 - 2 classificatória
16:20 - 3 classificatória
17:00 - 4 classificatória
——————————-
Domingo (dia 8):

13:00 - sorteio das balizas
15:40 - consolação
16:20 - X 1
17:00 - final
________________________


CONTATO:
Telefone: (87) 9659-4826
E-mail: rogeriamarilia63@gmail.com

Endereço:
Vila da Pindoba, S/N - Pindoba
Custodia - PE | CEP: 56.640-000

03 setembro, 2024

Bozó de Numeriano - por Jânio Queiroz


por
Janio Queiroz
São Luis-MA
Agosto/2024



Na cidade de Custódia, havia um personagem lendário chamado Numeriano. Um homem baixo, trabalhador e de temperamento tranquilo, Numeriano era dono de uma casa de jogo, famosa por sua roleta. Embora não fosse da minha época, os mais velhos adoram relembrar as histórias sobre ele.

Um dia, um grupo de malandros resolveu pregar uma peça em Numeriano. Sem que ele percebesse, os malandros instalaram um ímã atrás da roleta, especificamente na posição do jacaré. Assim, toda vez que a roleta girava, ela sempre parava no jacaré. Os malandros, conhecendo o truque, apostavam sempre no jacaré e acumulavam os ganhos às custas de Numeriano.

Numeriano, observando as sucessivas perdas, começou a desconfiar da sorte dos jogadores. Não demorou muito para ele perceber a trapaça. Aborrecido e indignado com a desonestidade, Numeriano não pensou duas vezes: puxou seu revólver 38 e, em um acesso de fúria, disparou diretamente na roleta, atingindo o jacaré.

Esse episódio se tornou tão famoso que, até hoje, é lembrado nas rodas de jogo em Custódia. Sempre que alguém começa a perder demais, ou desconfia de uma trapaça, é comum ouvir um jogador gritar: "Bozó de Numeriano!" — uma referência ao icônico tiro de Numeriano no jacaré, que simboliza a indignação contra a desonestidade no jogo.

Essa história de Numeriano e seu inesquecível tiro no jacaré vive na memória dos moradores de Custódia, tornando-se parte do folclore local e servindo como uma lembrança de que, no final, a justiça sempre encontra seu caminho, mesmo que seja pela força do aço.