05 janeiro, 2024

Turma do Primário Escola Maria Augusta (1973)


Em publicação em seu perfil no Facebook, a professora Nilma Glória, relembrou sua época como estudante primário na Escola Maria Augusta no ano de 1973, a professora da turma era Socorro Costa Quidute.

Foto do Desfile de 7 e 11 de Setembro daquele ano.

Na foto: Eliane Remígio e sua irmã Ana Claúdia, Marisélia Pinheiro, Nely Costa, Leônia Simões e sua irmã Lélia, Maria de Adamastor, Neuracy Aleixo, Aparecida Rael, Graça Melo, Tereza Valeriano, Maria Rizete, Zé Arnaldo, Zildinha, Lourdinha Lins, Maria de Zé Nego, Aparecida Oliveira, Mozart Gomes, Marcia Moraes entre outras.


A professora Socorro Costa comentou sobre a foto:

"Eu e Osminda Carneiro, pesquisamos e junto com sua costura e pintura dela, foram confeccionadas as bandeiras de todos os Estados brasileiros. Pedro Pereira me emprestou um livro que tinha coreografias de desfiles. Foi um sucesso. Essa turma eu peguei na segunda série do curso primário. Quando cheguei na turma, mais da metade  não estavam ainda alfabetizados. Combinei com Magda Quidute, que era na época diretora escolar da Escola Maria Augusta, e essa comunicou ao DERE (Departamente Regional de Educação) que eu não trabalharia o conteúdo da série, e sim, iria concluir o processo de alfabetização. Montei um horário só com aulas de Português e Matemática. Eu tinha comprado na livraria Imperatriz, em Recife, um livro de análise sintática na oração e trouxe bastantes livros, que Leny Resende conseguiu pra mim, junto as editoras e me dediquei integralmente a essa turma, que fiz questão de acompanhar até a quarta série. O pessoal do DERE visitou a escola e passou a tarde na minha turma. Eles ficaram impressionados com as anotações do perfil da turma num gráfico, onde eu assinalava dificuldades e avanços de cada aluno. Considero essa turma um marco na minha carreira de professora. Eu me apaixonei pela profissão. Eu estudei como alfabetizar, peguei muitas dicas com amigas de Leny que eram alfabetizadoras e a turma decolou, em setembro, todos estavam alfabetizados. A Escola Maria Augusta recebeu mais uma visita do DERE para observar e saber sobre o desempenho. Essa turma era interessada, dedicada, estudiosa e motivada. Eles vibravam com o conhecimento adquirido, tinham fome de aprender, foram todos bem sucedidos no Ginásio e alguns que eu tive notícias, são excelentes profissionais na área que escolheram. Foi gratificante pra mim, eu me descobri professora, e Mestra."


3 comentários:

  1. Turma top! Belas lembranças

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz parte desta turma,minha bandeira era apresentando o Estado do Rio de Janeiro ,fiquei orgulhosa em representar o Rio,linda bandeira,só não gostei porque não fiquei com a bandeira de recordação,ficou na escola Maria Augusta,e fomos nos que compramos,gostaria de ter guardado a mesma ,abraço Ezilda R, Cordeiro.

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz parte desta turma de alunos da professora socorro Costa como sinto saudades pois lembro com muito carinho da minha professora e da minha turma gratidão gratidão sempre

    ResponderExcluir