19 outubro, 2023

Independente Futebol Clube (1967)


Zé de Nozinho, Josimar e Baía!

Tudo começou durante a adolescência, quando o Sport de Custódia ia treinar, eu e outros, completávamos a equipe. Daí, surgiu o Tarcísio Sapateiro, criou esse time que recebeu o nome de Independente F. C. Custódia. Com camisa branca e uma faixa preta.

O comentário na cidade era grande e os atletas do Sport, alguns veteranos, não aceitavam o nosso crescimento. A cada jogo com o Sport era uma festa  na cidade, pois, a plateia tanto de um, como do outro, era maravilhosa.  O nosso time de jovens querendo mostrar talento, pois, do outro lado simplesmente tinha jogadores como: Osmar, Toreba, Aldomar, Ednaldo, Branco e outros que eu não lembro.


Gildo, Natalício e Branco Góis.


O Gildo por ser cunhado de Natalício, em jogos importantes, era convocado para participar. Era um jogador maravilhoso, chutava com os dois pés e cabeceava excelente. Um jogo que marcou minha vida foi no campo que a BR 232 passou em cima. Alí próximo ao posto de gasolina de Nivaldo Gonçalves. E foi contra o papai da cidade, como era chamado. E ganhamos com a melhor partida de Gildo já realizada em Custódia. O juiz da partida era o Dr. Orlando Ferraz e comemoramos na Sorveteria do Xand's ( nosso adversário, Xandinha jogava no Sport), localizada na época, onde hoje funciona o bar do Pedrão. Época em que, se bebia muita cerveja, inclusive na boca da garrafa. Quando lembro dessa fase, me arrepio todo ainda.


Autor:
Josimar Siqueira
Recife-PE
Outubro/2023
 
(*) Postagem em homenagem póstuma ao senhor José Gildo Santos, falecido esta semana, em Recife. Irmão de Socorro, Mario do Carmo, Ana Lúcia, Gilvanete e Zenilda (falecida), todos da família Santos.

4 comentários:

  1. Cresci vendo esses craques bons de bola jogando, na verdade carreguei as chuteiras do meu irmão Josimar, todos riam quando tinham que viajar para jogar em outra cidade, porque eu não podia ir, mas , vi Gildo jogar muito melhor que Rivelino da Seleção brasileira, O cara era muuuuito bom, aliás, O Independente só tinha craques, Assim como o Sport de Dr Pedro, Vários Jogadores do independente eram do Sport.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar que o Independente tinha craques como meu Sogro Baiá, meu irmão Josimar, Natalício pai de Nadilson Santos, Zé de Nozinho Veríssimo, Sidney Simões, Gildeon irmão de Gildo, Não tinha na região time que batece o independente, Só o Sport de Dr Pedro chegava junto, Era um Clássico.

    ResponderExcluir
  3. Não tô puxando o saco pro meu irmão Josimar! De maneira nenhuma, Era um craque, Um zagueiro nível Ricardo Rocha, Abilidoso e que sem botava o bola no chão, meu Sogro Baiá, Era meia Esquerda, Tinha habilidade com a bola e jogava muito, meu primo Toreba, esse era o Gerson da seleção brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de falar! Meu irmão Josimar foi do Sub 17 do Sport Recife, Saiu do Sport direto para a Aeronáutica e depois para a Polícia Rodoviária Federal.

    ResponderExcluir