11 setembro, 2023

Emancipação Política de Custódia. Parabéns pelos seus 95 anos, minha Custódia!

 


Lindinalva "Nenê"
Custódia-PE
11/09/2023

Emancipação Política de Custódia.

Parabéns Pelos Seus 95 anos, Minha Custódia!

Já se tornou uma redundância a minha convicção e meu amor por ti, dizendo repetidas vezes: amo-te!

Foi aqui na Terra da Tambaú e de um povo bom e hospitaleiro que eu nasci. E foi aqui que mamãe, Lindalva Pinto, enterrou meu umbigo. Desde aquela época e até hoje, mães mantém essa tradição após o cordão ser cortado, acreditando-se na permanência no lugar. E aqui estou eu! Nasci, vivi belos tempos com meus pais e irmãos. Cresci, estudei, concluí meus estudos, casei, criei meus filhos e hoje, avó de seis netos, me sinto realizada e feliz na Terra do Padroeiro São José. Nunca ousei me afastar de ti, minha Custódia. As oportunidades foram diversas. Porém, o amor falou mais alto. Com isso, não estou dizendo que teus filhos, que foram em busca de outros ares, estão errados e não têm amor por ti. Não, não é isso. Todos que deram esse passo tiveram seus motivos. Contudo, quando a saudade aperta, bate forte o coração e não hesitam,  voltando aqui para matar a saudade no agradabilíssimo Encontro de Custodienses presentes e ausentes.

Ah, minha Custódia, vi tantas coisas boas acontecerem, que pensei: tu vais crescer na mesma proporcionalidade de Arcoverde e Serra Talhada! Acreditei nessa grandeza. Porém, as coisas só acontecem no tempo de Deus e não no nosso. Hoje, neste espaço, faço um apelo ao Prefeito Manuca e aos senhores vereadores do município de Custódia. Acreditem, não estou fazendo política partidária. Peço como filha e na condição de cidadã politizada deste município. Esse não é o meu primeiro pedido em relação a conservação do patrimônio cultural do município. Ele se junta à voz de Leônia e tantas outras pessoas que gostariam de fazer esse pedido. Estamos ficando sem identidade. É preciso investir em polícias públicas para a conservação de monumentos e prédios históricos.

Todavia, penso que todo e qualquer desenvolvimento é vital na vida de um povo. Eu acredito no progresso que valoriza o passado e presente e que cuida da história que está sempre viva nas nossas mentes." A valorização do patrimônio histórico e cultural é a valorização da identidade que molda as pessoas.

O empreendimento e o comércio de Custódia acompanham pari passu o mercado exigente do tempo atual. Destaco os empreendimentos:

- Fábrica Doces Tambaú e Restaurante Macambira,

- Restaurante e Posto Sertão, 

- IMEC

- Grupo ATAN

- Grupo Luis Carlos

- E o comércio do pequeno ao grande comerciante.

Cada um que trabalha no ramo do comércio tem mantido um grande contingente de funcionários, dando a certeza de que no final do mês, seu salário está garantido. E assim, mantém o mercado diversificado.

Faço aqui com muita convicção o merchandising do Haras Germano e da sua inauguração. Três dias de uma programação de um evento que ficou marcado pela beleza do local, pela organização e pela receptividade para com os convidados e os proprietários de cavalos de vários estados do país.

Sebastião Patrick Campos de Almeida Sousa é filho natural de Custódia e traz nas veias o apego por cavalos. E com o objetivo de resgatar a tradição das duas famílias, Germano e Rodrigues de Almeida, construiu essa preciosidade que já está trazendo benefícios para o nosso município. Ficou lindo! Parece uma produção cinematográfica. Parabéns para Custódia que ganhou esse fantástico investimento. Gratidão a Patrick! Parabéns para famílias Germano e Rodrigues de Almeida. E a você, Rogéria, minha amiga amada, nossa eterna gratidão.

"Tem coisas que a gente não tira do coração". E uma dessas coisas me leva num piscar de olhos a viajar no pensamento. A viagem não é fácil, mas nos remete a um tempo que só o próprio tempo pode explicar. Nesse rápido gesto de fechar os olhos, vivi lembranças inesquecíveis na Rua da Várzea com nossos vizinhos Janoca, Nilson, Pedro Eugênio, Marcos Eugênio, Márcia, Alceu nosso queridíssimo Mala Véia, que nos deixou recentemente. O Senhor Chico Eugênio e Madrinha Maria eram nossos vizinhos, pais dessa turminha que nem o tempo consegue apagar as lembranças dos belos anos 50, 60 e 70. Vivemos com toda intensidade a liberdade que nos garantia dias de felicidade! Nós não conhecíamos a liberdade vigiada. A inocência era o carro-chefe das brincadeiras.

Falar de Mala Véia é lembrar das suas perícias e das suas visitas aos quatro cantos da cidade. Conhecia com propriedade cada pedacinho da nossa pequena Custódia à época! Sempre que conversamos por telefone, ele dizia que tinha muitas saudades de Custódia. E que um dia viria nos fazer uma visita. Os problemas de saúde lhe tiraram a alegria de visitar a sua cidade amada.

Meus amigos queridos Pedro Eugênio e Marcos Eugênio! O tempo nos separou, mas a amizade nos une pelo respeito e carinho que sentimos por vocês. E que o nosso Mala Véia descanse em paz!

Concluo externando um abraço de paz e luz para minha Custódia. Estendo meu carinho a cada Custodiense de coração.

Um comentário:

  1. Que texto maravilhoso. Eu como Custodiense de coração amei.
    Parabéns a minha Custódia linda.
    Lucia Marta Assis.

    ResponderExcluir