27 junho, 2021

“Quero ver a Deus, e para vê-lo é preciso morrer”. - Autor: Lindinalva P. S. de Almeida (Nenê)

 


Acervo: Familiar

Dona Noêmia, o dia da sua partida aconteceu exatamente no dia 24 de junho, data em que se comemora o São João. E nesse dia, conforme a crença popular, São João acorda de seu sono de um dia. E ao ver que a senhora estava de partida para a casa celestial, lhe fez companhia nessa viagem. Acredito que seus filhos, Arnaldo, Tadeu e Hiran ficaram felizes com sua chegada. Adormecida há vários dias, não teve oportunidade de saber que Hiran partiu antes da senhora. Foi muito doloroso. Porém, ele foi preparar a sua chegada. Acredito muitíssimo na ligação de mãe e filho, que vai além da eternidade. “O cordão umbilical é o laço de fita eterna que amarra a alma de uma mãe ao coração de um filho”.


Filhos: Jussara, Marcelo, Valéria e Venâncio


Querida amiga, seu nome traz a noção de quão valorosa era sua capacidade de ser querida por aqueles que a conheciam. Seus atos sempre visaram o benefício dos menos favorecidos, pois, possuía caráter nobre. Era filha dos ilustres Joaquim Pereira e Corina Pereira, sendo a segunda na ordem dos cinco filhos do casal. Casada com o sábio José Pereira Burgos e, brilhantemente, foi mãe de sete filhos: Arnaldo, Jussara, Marcelo, Thadeu, Hiran, Valéria e Venâncio. Funcionária pública da Prefeitura de Custódia na função de tesoureira. Quarenta anos de dedicação ao serviço público. Essa dedicação lhe coube o destaque de excelência.



Netos, Bisnetos e trinetos

Dona Noêmia, vou sentir muita saudade da senhora nas missas da Matriz São José, em que chegava com antecedência para as celebrações. Seu lugarzinho ficará marcado nas nossas memórias (sexto banco à esquerda do altar, sempre na ponta do banco). Outros paroquianos ocuparão esse lugar, minha amiga, que a senhora sentou uma vida inteira, com o terço na mão, rezando o Rosário da Virgem Maria antes de começar a missa. A senhora também não será esquecida nas viagens da paróquia. Aos seus noventa anos, viajou à Belém do Pará com disposição e fé. Todos que fizeram essa viagem diziam que Dona Noêmia não reclamava de nada, nem do cansaço dos seus 2.000 quilômetros. Nas festas eclesiais, esteve sempre presente, abrilhantando com alegria.



Filhos, Netos, Bisnetos, Trinetos, sobrinhos e nora em frente a sua residência, Praça Ernesto Queiroz nº 55.


Dona Noêmia, já pedi ao Deus da Misericórdia que lhe acolha pela cristã que a senhora foi no plano terrestre. E que a Virgem Maria continue a guiar sua descendência: filhos, netos, bisnetos e trinetos.

“Por sua morte e ressurreição, Jesus Cristo nos “abriu” o Céu”.

Em nome de Dona Joany e Jussara, externo o meu sincero pesar a toda Família Pereira. Contem com minhas orações.

Custódia, 27 de junho de 2021.

Nenê.

3 comentários:

  1. Lindas e sábias palavras Lindinalva, além do carinho que cada uma trás. Parabéns amiga e meu respeito ao seu imenso amor por Custódia e seus munícipes.

    ResponderExcluir
  2. Muito verdadeiro o seu texto. Fantástico Nenê! Assim que eu digerir esta partida eu vou tentar dizer uma palavrinha pra ela, nossa tão querida Dona Noêmia. Por hora só consigo chorar!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga e conterrânea Joani. Não tenho palavras para externar o que estou sentindo com a partida de minha conterrânea e coleguinha de escola Noemia. Custódia ficou mais pobre com sua ausência. Zezé França. Pesqueira,junho de 2021.

    ResponderExcluir