17 agosto, 2020

[Diário de PE] Custódia revive São José (1989)


Matéria publicada no Diário de Pernambuco, de 28/02/1989

A comunidade católica deste município se prepara para as festividades que a Prefeitura local, através da Câmara Municipal e a Diretoria de Cultura e Desportos, promoverá em louvor a São José, padroeiro da cidade. As festividades, segundo o prefeito Belchior Ferreira Nunes, vão começar no próximo dia 9  prolongando-se até o dia 18, com muitas atrações. "Vamos rezar e pedir a São José que nos livre de uma seca", diz o prefeito.

A frente da programação, além do prefeito Belchior Nunes, estão o presidente da Câmara, vereador Washington Nestor Góis, e o diretor de Cultura, Rui Rezende. Eles anunciam para o dia 9(quinta feira), às 18h, a inauguração da iluminação da Igreja Matriz de São José e da Praça Padre Leão, com apresentação de bacamarteiros. Ás 19h tem início a novena na Matriz de São José.

Na sexta feira, dia 10, às 17h, começa a Exposição promovida pela Motoparts e, às 19hm novena. Ás 23h será realizado um grande baile, no CLRC, com a Orquestra de Ogirio Cavalcante. No sábado dia 11, às 15h, II Gincana de Motos e novena. No dia 12, às 7h, manhã esportiva no CLRC, com vários torneiros: 16h, apresentação de ciclistas e motoqueiros oficiais da Motoparts e novos atos litúrgicos na Matriz de São José

Na segunda feira, dia 13, às 15h, apresentação de banda de pífano, violeiro e cantadores de emboladas, seguindo-se de novena. Na terça as 19h, novena e apresentações folclóricas no largo da Igreja, a partir das 20h. Na quarta, novena e outras atrações folclóricas. Na quinta, novena e show de calouros. No dia 17, sexta feira, às 10h, apresentação da Motoparts: às 16 exibição de Banda de música da cidade de Triunfo; novena às 19h; às 20h um show de grupos de ciranda e danças típicas da região; às 23h, outro baile com a Banda Phobu's.

SECA E REZA

Os festejos serão encerrados no sábado, dia 18. A partir das 10h haverá nova apresentação da Motoparts; 12h, torneiro de motocross; 15h, solene procissão com a imagem de São José que percorrerá ruas e avenidas. Logo depois haverá um jogo de futebol no Estádio Carneirinho, entre a seleção de veteranos de Custódia e de Arcoverde.

Á noite a população se reúne em mais uma novena. Depois tem inicio um grande leião, apresentação de Pastoril de Custódia e, por último, baile, às 23h no CLRC com a banda Phobu's. O prefeito Belchior Nunes, o vereador Washington Góis e o direito de Cultura, Rui Rezende, convidam a população a se integrar aos festejos que vêm atraindo as atenções de vários municípios do Interior pernambucano.

Os festejos em honra ao padroeiro de Custódia, segundo o prefeito local, Belchior Ferreira Nunes, pelo lado religioso, "será o instante de muitas promessas e orações. A população está muito preocupada e pedirá a São José que não deixe o nosso município mergulhar em mais um período de seca, que será terrivelmente prejudicial para todo mundo", declarou.

Através do ofício 050, Belchior Nunes, no dia 20 de Fevereiro, último, dirigiu-se ao governador Miguel Arraes, na visita ao Palácio do Campo das Princesas, quando foi recebido em audiência pelo chefe da Casa Civil, Fernando Pessoa. No documento, o prefeito expressa a sua preocupação com a possibilidade de o município de Custódia enfrentar nova estiagem.

As lavouras plantadas nas chuvas de Dezembro e Janeiro, segundo o prefeito, já estão totalmente perdidas e foram implantadas com recursos próprios. Os açudes de menor porte, disse Belchior, também estão secando e as águas, a medida que diminuem, aumenta a concentração de poluentes e microorganismos patogênicos, expondo pessoas ao risco de doenças parasitárias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário