28 abril, 2021

Biografia: Josefa Lins de Souza "Dona Nita"


A senhora Josefa Lins de Souza, mais conhecida por Dona Nita, nasceu em Custódia-PE, em 28/04/1922. Filha de João Florêncio e Dona Maria Florêncio. Casou-se com o ex-prefeito e comerciante Adauto Pereira de Souza, dessa união tiveram dez (10) filhos, foram eles: Denildo Pereira Lins, Maria Lenilda Lins Pereira, Denilson Pereira Lins (falecido), Maria Lenira Pereira Lins, Lenilza Pereira Lins, Gilson Pereira Lins, Gicélia Pereira de Melo, Genildo Pereira Lins (falecido), Gilma Pereira Rodrigues e Adauto Pereira de Souza Filho. 

Muito nova perdeu o pai e a mãe, onde passou a exercer a função de Professora Leiga do município  como uma maneira de sobrevivência. Lecionou no sítio Timbaúba, Riacho do Gado, Samambaia, Quitimbu, todos do município de Custódia-PE. Quando se casou, fixou residência em Maravilha, lecionando por vários anos, até a sua aposentadoria. 

Foi uma pessoa que ajudou muito a comunidade daquele povoado, em uma época que não havia médico, com sua experiência de vida. Era católica fervorosa, se dedicou bastante por zelar a capela de Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Maravilha. Acolhia em sua residência padres, bispos e até Frei Damião, quando o mesmo fazia as Santas Missões pelos interiores do estado. 

Por motivo de necessidade de acompanhar os filhos nos estudos, mudou-se para Custódia, já aposentada, passando agora a exercer a função de comerciante juntamente com seu esposo, sendo assim sua última atividade. Foi uma esposa e mãe muito dedicada, como também uma pessoa de coração generoso, ajudava bastante as pessoas menos favorecidas, por conta dessa generosidade, tinha uma lista incalculável de afilhados. 

Faleceu no Recife-PE em 11/05/1994.

Texto: Maria Lenilda e Maria Lenilza (filhas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário