06 setembro, 2012

Humberto Guerra - Jornal do Comércio

Há 16 anos vivendo no eixo Rio-São Paulo, 
Humberto Guerra está satisfeito com o seu Feliz, 
personagem da novela de Aguinaldo Silva.


Com o encerramento da trama de Duas caras, que vai ao ar amanhã (contrariando o velho hábito global de usar o sábado para reprisar o último capítulo de suas novelas), os atores podem comemorar a reviravolta da trama, que vem refletindo na audiência. E entre personagens que trocaram de lado, passando de vilões a mocinhos, estão aqueles que ganharam espaço e cresceram na trama. Este é o caso de Feliz (Humberto Guerra), um dos “anões” do bando de Juvenal Antena (Antônio Fagundes).

E o espaço conquistado por seu personagem na trama de Aguinaldo Silva dá motivos de sobra para Humberto comemorar. Ator pernambucano, natural da cidade de Custódia, ele ganhou o mundo em 1992, quando resolveu sair de casa, e foi para no interior de São Paulo, onde estudou no Teatro Escola Macunaíma. “Em 2001, me mudei para o Rio de Janeiro, onde conheci o diretor de teatro Ivan Martins”, relembra o ator.

E dos palcos (onde chegou a ganhar o prêmio de ator revelação, pelo espetáculo Romeu e Julieta do Agreste), Humberto Guerra chegou à TV. “Em 2003, fiz Linha direta duas vezes. Também participei de América, como o enfermeiro Edson, e de Belíssima, onde era o auxiliar de cozinha Demetrius”, diz. O ator também fez participações na série A diarista. “Foi lá que conheci o Agnaldo Silva, que pediu meu material de trabalho. Depois disso, ele construiu Feliz especialmente para mim”.

O bando de Juvenal Antena foi criado a partir do personagem de Humberto Guerra, idéia do diretor Wolf Maia. “Ele que teve a sacada de criar o bando com ‘sete anões’”, diz Humberto.

Para o ator, seu personagem cresceu na trama por ter características bem marcantes e antagônicas. “Ao mesmo tempo que Feliz foi um sonhador, também era capaz de tudo. Se precisasse matar, ele matava”, diz Humberto, se dizendo satisfeito com o final do seu personagem, que acaba a trama de Duas caras casando com Socorro (Marilice Cosenza).

Um curiosidade: a filha de Dália (Leona Cavalli) e Heraldo (Alexandre Slavieiro), a pequena Beatriz, é filha de Humberto Guerra na vida real. “A cena em que Dália entrou em trabalho de parto foi extremamente emocionante para mim”, revela o pai-coruja.

Publicado do Jornal do Comércio de 09.06.008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário