04 março, 2013

DNOCS fará sistemas de abastecimento em 325 comunidades às margens dos canais da transposição, incluindo Sertânia e Custódia

Foto: Robson Patriota

As famílias que residem em comunidades a uma distância de cinco quilômetros de cada margem dos canais Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) vão receber infraestrutura de abastecimento de água. O diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes Daniel, autorizou a abertura de processo licitatório para contratação da empresa que fará os projetos executivos de infraestrutura de abastecimento de água ao longo dos canais em comunidades diretamente afetadas pela implantação do projeto PISF.

A execução das obras de abastecimento de água, conforme determinação do Ministério da Integração Nacional, deverá ser concluída em sincronia com o cronograma de entrega dos projetos de modo compatível com o cronograma de entrega das obras do PISF. A conclusão dos sistemas de abastecimento de água está prevista por etapas. Começa a ser entregue o primeiro bloco no quarto trimestre deste ano numa sequencia até o quarto trimestre de 2015.

O Ministério da Integração Nacional destinou recursos para o DNOCS para realizar a licitação pela Coordenadoria Estadual (CEST) de Pernambuco, por ficar naquele estado a maioria das comunidades. O secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Francisco Teixeira, em reunião com o diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes e os coordenadores das CESTs dos três estados, definiu que a licitação será realizada pela Coordenadoria de Pernambuco. Dos 21 municípios beneficiados, 11 são Pernambuco, cinco do Ceará e cinco da Paraíba. O custo dos serviços foi estimado em R$ 14.536.964,70.

As obras deverão ser projetadas para atender a população em um horizonte de 30 anos com infraestrutura de abastecimento dotada de sistema de captação da água nos canais, sistema de adução, estação elevatória, estação de tratamento, reservatório e rede de distribuição. 

De Pernambuco, serão atendidos moradores da zona rural de Floresta, Betânia, Custódia, Sertânia, Cabrobró, Petrolândia, Parnamirim, Mirandiba, Curaçá, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário