20 fevereiro, 2013

Severino do Parque recebe título de cidadão custodiense

Decreto Apresentado no dia 15.02.2012 na Casa João Miro da Silva – Câmara de Vereadores de Custódia-PE pelo vereador Sr. Fábio Medeiros (conhecido por Neguinho da Maravilha), o “TITULO DE CIDADÃO CUSTODIENSE” ao Sr. Severino da Silva, mas conhecido por Severino do Parque. 

A votação foi unânime com 11 votos a favor do Titulo de Cidadão Custodiense. A Família agradece ao Vereador Neguinho pela iniciativa de apresentar a historia e aos Vereadores presentes que votaram a favor. 


Uma Historia de Muita Dedicação, Trabalho, Superação e Sucesso



Essa historia é de um homem humilde, trabalhador, dedicado, superação e sucesso, falamos de SEVERINO DA SILVA (conhecido por “SEVERINO DO PARQUE”), nascido em 14 de Julho de 1951 na cidade de Porção-PE, filho do Sr. Inácio da Silva e Sra. Maria José Pereira da Silva, tendo mais cinco irmãos na família. Uma família humilde e trabalhadora, na época saíram de Porção para Pesqueira, nisso ele começou a trabalhar aos 7 anos de idade, pra ajudar em casa com o que ganhava em uma padaria onde ficou 10 anos, nisso teve que sair pra servir o Exército Brasileiro no ano de 1969. 

No ano de 1970 começou a trabalhar em festas com barraca de tiro ao alvo, depois no ano seguinte começou a trabalhar no Parque de Diversões Cardeal Arcoverde – PE, sua função era Administrador. Diante de seu trabalho com dedicação no Parque, foi convidado pelo Prefeito Sr. João Miro da cidade de Custódia no ano de 1973 para fazer as festividades da cidade, principalmente a Festa tradicional à “FESTA DE SÃO JOSÉ”, a festa foi um sucesso, no momento da festa o Sr. Prefeito daquela época convidou novamente pra fazer as próximas festas de sua gestão. 

No ano seguinte em 1974, Sr. Severino da Silva conheceu a jovem Maria de Fátima Nunes de Siqueira, filha de Sr. João Nunes de Siqueira e Sra. Luiza Batista Ramalho, Sr. João era mais conhecido como JOÃO BARRO, comerciante da cidade irmão de Chico Barro pai de seu Durval da padaria e ate hoje uma família muito respeitada na cidade. Naquele ano Sr. Severino da Silva começou a namorar escondido da família durante um ano de seis meses com a jovem Maria de Fátima Nunes de Siqueira. 

Mesmo contra a vontade do pai da jovem e de toda família casou no dia 27 de Julho de 1975, seu primeiro lar foi um quartinho pequeno sem nada dentro, entraram com uma rede, um fugão e algumas panelas. O quartinho não tinha divisão, colocaram uma cortina dividindo a parte da cozinha e a rede de dormir, era localizado defronte a Fabrica de Doce Tambaú. 

Diante de muita dificuldade e trabalho começaram a comprar outros quartinhos que tinha ao lado, por sinal era do sogro dele, onde o mesmo ofereceu a eles pra ceder o quartinho, mas eles não quiseram, queriam comprar e até que compraram. Nesse mesmo local construíram sua casa, onde nasceram e criaram os três filhos chamados Sergio Ricardo Nunes da Silva, Fábbio Leonardo Nunes da Silva e Daniel Alexandre Nunes da Silva. 

Foi muita luta trabalho e dificuldades, a esposa ficava em casa cuidando dos filhos e ele viajava por todo Brasil com o parque. No ano de 1976 mudou de empresa, foi convidado para trabalhar como locutor do Parque de Diversões Lima, onde na época era o melhor som do estado.

Também ficou responsável em fazer contratos com as prefeituras no nome dele principalmente a de Custódia, ficou trabalhando no parque até o ano de 1980. No ano de 1981 saiu do Parque Lima e começou a montar seu próprio parque de diversão, com barraca de bingo que na época fazia muito sucesso no centro da cidade de Custódia, uma maquina de sorvete, uma roda gigante, um pula pula – balão inflável e um carrossel de jipinhos. 

Passaram muitos e muitos anos o Parque de Diversões Nacional foi crescendo, temos 14 brinquedos todos pintados e bem iluminados, temos em torno de 10 funcionários. Hoje recebemos convites de toda região pra fazer festas com o parque, fazemos as festas de nossa cidade desde 1981 e em todo norte e nordeste do Brasil. O Parque funciona o ano inteiro de cidade em cidade e leva o nome de Custódia para todo território Norte e Nordeste.

Toda renda que ganha lá fora nas festividades, aplica em custódia, ajudando no crescimento de nossa cidade. Tendo Sitio localizado no Lamarão, entre Custódia e Quitimbu, onde  cria  ovelhas da raça Dorpe.

Dois filhos possuem comercio, o Sergio Ricardo – conhecido como Ricardo da Academia,  possui duas Academias, uma só para o publico Feminino e outra para o publico masculino e que seu pensamento já é montar outra para o publico da terceira idade. 

O outro filho chamado Daniel possui uma ÓTICA na cidade chamada ÓTICA CRISTAL. 

O terceiro filho Fábbio Leonardo tem Formação Acadêmica em Técnico em Agropecuária, Pedagogo e Especialista em Gestão Ambiental, prestando serviços à Prefeitura de Custódia e na Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco na função de Professor do Projovem Campo Saberes da Terra do Movimento Quilombola. 

Diante disso, vejo que o Sr. Severino da Silva faz parte da história e do desenvolvimento de nossa terra querida chamada Custódia, são 40 anos de trabalhos, dedicação e respeito ao municipio. Quantas crianças já se divertiram no parque que hoje são pais, avós e que seus filhos e netos continuam se divertindo no Parque de Diversões Nacional de Custódia.

Família: Severino da Silva
Esposa: Maria de Fátima Nunes da Silva
Filhos: Sergio Ricardo Nunes da Silva, Fábbio Leonardo Nunes da Silva e Daniel Alexandre Nunes da silva

                 

3 comentários:

  1. ganhou o título e depois o prefeito Luiz Carlos não autorizou ele montar o parque na nossa cidade faz festa a um40 anos ,dando prioridade a um parque de fora...

    ResponderExcluir
  2. é muita falta de respeito mesmo conheço o severino desde criança toda vida ele foi uma pessoa de idole e de bem que so fez o bem por custódia voutei em Luis carlos mais ja estou arrependido por essa e outras coisas.

    ResponderExcluir
  3. Governos autoritários tendem a desabar por não permitirem o equilíbrio da razão. Ele gosta de ver gente humilhada, Nemias raramente fazia isso. Um dia ele vai descobrir que aquilo que se despreza vale mais do que aquilo que se exalta. Deve-se destacar que a trajetoria deste Rapaz(Severino do Parque) vai servir de exemplo para muitos Custodienses. Fica na paz amigo! Nada pra voçe foi facil mesmo! Isso é mais um DESAFIO no seu histórico. Escritor Janio Queiroz.

    ResponderExcluir