Páginas

05 agosto, 2025

[Biografia] Ederaldo Lemos Cavalcanti



João Ederaldo Lemos Cavalcanti, nasceu no dia 23 de Junho de 1956, na cidade Viçosa em Alagoas.

Foi criado em Tupanatinga e Arcoverde - filho de João Cavalcanti de Souza e Maria José Lemos Cavalcanti.

Tem 7 filhos, 6 são custodienses, 12 netos, desses 8 são nascidos em Custódia, e duas bisnetas nascidas também em Custódia.

Chegou a cidade no ano de 1976, vendia prestação com seu pai pelas ruas da cidade.

Fez 3 concursos em Custódia, tirou em primeiro lugar em todos os três, foram eles: Projeto Sertanejo/DNOCS, Banco do Estado de Pernambuco - BANDEPE e Banco do Brasil.

Realizou 8 festivais de música: O FEMUSIC - Festival de Música Popular de Custódia, e também o Festival de Poesia e Desenho.

Idealizador do Projeto CUSTODIANDO VALORES, com vários cd´s lançados com cantores locais.

Realizou um campeonato de futebol, o primeiro desfile de Miss Mirim de Custódia no ano de 1988.

Fundou duas Associações de Bairro: A Associação para o Desenvolvimento Comunitário do Bairro da Rodoviária e a Associação Movimento Comunitário com Rádio Local.

Se apresentou na TV Pernambuco em Recife, no programa Forró Verso e Viola, de Ivan Ferraz, quando foi apresentar seu Projeto Custodiando Valores.

Lutou e trouxe para Custódia, uma Rádio Comunitária, a Panorama FM. Foi locutor da emissora onde apresentou muitos artistas locais e suas composição.

Realizou 6 filmes de médias e longas metragem com atores locais:

1) Em busca do tesouro perdido
2) A Maldição da Rosa de Sangue 1 e 2
3) Amor de Mãe
4) O Nascimento de Jesus
5) A Saga do Dragão.

Participou do corpo de Jurados em vários julgamentos no Forum de Justiça local.

Trabalhou na Casa das Juventudes de Custódia, nas Secretárias  de Assistência Social e de Educação.

Participou da construção de duas igrejas evangélicas: Igreja Adventista do Sétimo Dia situada na Rua João Veríssimo (Rua da Várzea)  e uma outra na Redenção, por trás do posto de gasolina de Dr. Silvio Eraldo (antigo Posto de Chá Preto). Chegou a ser diretor da Igreja Adventista. 

Foi atleta amador pelos times da Cêramica de Esmerino na Olaria, pelo Santa Cruz de Nininho, sendo campeão custodiense neste clube. 

Foi Diretor da AABB de Custódia. Criou o Projeto Pequeno Cidadão - tirando adolescentes do lixão da cidade. Foi vereador em dois mandatos de 1997 a 2004, inclusive foi eleito Presidente da Câmara Municipal no Biênio 2001/2002.

Foi um dos vereadores que criaram a Lei dos Direitos da Criança e Adolescentes de Custódia, inclusive foi Conselheiro Municipal.

Em 2019 foi eleito Delegado para os direitos do Idoso para a Convenção Estadual. Foi classificado em seugndo lugar no Primeiro Sarau de Custódia com a poesia UMA PEQUENA PEDRA.

Participou do Festival da Canção de Custódia. Só em Custódia compôs mai de 1.200 músicas, inclusive 4 delas falando da cidade, numa delas um verso diz:

NA MINHA TERRA
TEM MUITA COISA BONITA
SE VOCÊ ACREDITA
QUANDO POR AQUI PASSAR
DA BANANEIRA, DA GOIABA E DO CAJU
COMO OS DOCES TAMBAÚ
E BEBA ÁGUA DO SABÁ.

7 comentários:

  1. Obrigada por publicar 😍👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  2. Artur junior freitas título merecido

    ResponderExcluir
  3. Um grande construtor social a vida de muitos Custodienses, só não me recordo como adventista, pois na casa de Rosinha de Numeriano irmã de Dedé Blandino iniciou os primeiros encontros com a Irmã Neiva e seu esposo um senhor português, nos reuníamos eu ainda criança adolescente, Rosinha considero uma das pioneiras do movimento adventista em Custódia, vizinha de minha tia Bebela (Carmela De Sousa Góis) Via e sabia do berço evangélicos ao qual a época chamávamos este de movimento de protestantes, Everaldo era a inspiração de muitas crianças que admiravam d as artes , um grande construtor e incentivados a vida cultural em Custódia.

    ResponderExcluir
  4. Grande Ederaldo, lembro-me quando chegou a custódia e logo fizemos amizades, e passei a ter aulas de violão, o que resultou em parceria musical pois juntos compusemos uma linda música;
    Lembro-me também que junto com seu pai vendia colchão
    Tenho certeza se tivesse continuado na cidade tínhamos composto várias músicas.
    Parabéns amigo Ederaldo.

    Francisco Alves -Limeira sp

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por sua contribuição para a cultura da nossa custódia
    .

    ResponderExcluir
  6. Que venham mais "estrangeiros" do quilate do João Ederaldo que Custodia os receberá em grande estilo. (Fernando Florencio - Ilhéus\Ba.

    ResponderExcluir