11 de julho de 2016

Inscrição no vestibular seriado da UPE começa nesta segunda-feira (11)



Começam nesta segunda-feira (11) as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). Estudantes das três séries do ensino médio devem se inscrever até 12 de agosto. A taxa custa R$ 90 e deve ser paga até 16 de agosto. As provas serão em novembro e dezembro. No vestibular seriado o candidato realiza testes três anos seguidos, mas só concorre a vagas no último ano.

Quem não tem condições de pagar a taxa pode solicitar a isenção do pagamento até sexta-feira (15). A gratuidade é concedida a quem tem o Número de Identificação Social (NIS), emitido pelo governo federal. A inscrição e o pedido de isenção devem ser feitos no site do processo de ingresso. O candidato deve ter CPF próprio. Também um e-mail válido. É por meio dele que a comissão do vestibular fará contato com o participante.

Uma das novidades deste ano é que cada etapa do SSA será realizada em um fim de semana diferente, todas com provas pela manhã. Alunos do 3º ano do ensino médio (SSA 3) – justamente aqueles que vão disputar as 1.730 vagas ofertadas no seriado – farão a avaliação dias 13 e 14 de novembro. Depois será a vez dos estudantes do 2º ano (SSA 2), que terão testes dias 27 e 28 de novembro. Por último, em 4 e 5 de dezembro, os candidatos que estão no 1º ano (SSA 1) participarão do processo seletivo.

Outra novidade é o remanejamento de vagas. A graduação em direito no Recife e em Arcoverde (no Sertão) ganham, cada, mais 10 vagas, totalizando 40 vagas por câmpus. Para que houvesse o acréscimo em direito houve diminuição de 10 vagas no curso tecnológico de gestão em logística nas unidades acadêmicas de Palmares (Zona da Mata) e Salgueiro (Sertão).

No SSA, a primeira etapa (SSA 1) e a segunda (SSA 2) valem, cada uma, 30% da média final. Os 40% restantes são conquistados com o desempenho no SSA 3. Apenas na última fase o candidato escolhe o curso que deseja concorrer. Das 1.730 vagas, 20% são destinadas ao sistema de cotas, reservado para candidatos que cursaram integralmente os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e todo o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais.

SISU – A outra metade das vagas da UPE (1.730) é preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do Enem estão marcadas para 5 e 6 de novembro. As inscrições no Sisu deverão acontecer em janeiro.

Do NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário