11 de abril de 2016

Concurso Funai: edital com 220 vagas ainda este mês

A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem até o próximo dia 22 de abril para divulgar o edital de abertura de inscrições do seu concurso público, autorizado em 22 de outubro de outubro, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Como a autorização determinava um período de seis meses para início do certame, a liberação deve ocorrer nos próximos dias. Porém, mesmo na iminência do início do certame, até agora o órgão ainda não divulgou qual será a empresa ou fundação organizadora. 

Ao todo serão oferecidas 220 oportunidades, sendo 208 para o cargo de indigenista especializado, sete para engenheiro e cinco para engenheiro agrônomo. A lotação dos cargos ainda está sendo definida e deve ser divulgada somente no edital.

Para concorrer a indigenista é exigido nível superior em qualquer área e,para os demais, formação específica. A remuneração inicial para os cargos é de R$ 6.346,02.

CarênciaA realização de concurso, entretanto, não deve suprir a necessidade de pessoal. De acordo com declaração do coordenador geral de gestão de pessoas do órgão, Clayton Geraldo Mendonça de Castillho, em meados de 2015, a Funai conta com necessidade de mais de 1.000 servidores, em diversos cargos de níveis médio e superior.

Atribuições do indigenista

Cabe, ao indigenista especializado, atividades de promoção e defesa dos direitos assegurados pela legislação brasileira às populações indígenas, a sua proteção e melhoria de sua qualidade de vida, realização de estudos voltados à demarcação,regularização fundiária e proteção de suas terras, regulação e gestão do acesso e do uso sustentável das terras indígenas, formulação,articulação, coordenação e implementação de políticas dirigidas aos índios e suas comunidades, planejamento, organização, execução e avaliação de atividades inerentes à proteção territorial, ambiental, cultural e dos direitos indígenas, acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas ou que afetem direta ou indiretamente os índios e suas comunidades; estudos e pesquisas, bem como atividades administrativas e logísticas, de nível superior, inerentes às competências institucionais de seu órgão ou entidade de lotação.
Último concurso da Funai

No último certame da Funai, realizado em 2010, foram oferecidas 200 vagas para indigenistas nos Estados de Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Pará, Goiás, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, regiões Sul e Sudeste do país, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Região Nordeste em geral, e Brasília.

A organizadora foi o Instituto Cetro e a seleção contou com prova objetiva de 60 questões e redação. Do total de questões, 15 foram de língua portuguesa, 20 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos.

A parte de conhecimentos gerais incluiu temas de raciocínio lógico quantitativo, noções de informática e administração pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário