2 de abril de 2016

Alunos criam jogo que representará Pernambuco em competição nacional

Estudantes pernambucanos que desenvolveram o jogo BUNS vão representar o estado na final nacional da Imagine Cup (Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação)

Pernambuco está na disputa da etapa nacional da Imagine Cup, competição de projetos em tecnologia, inovação e games, que ocorre em Belo Horizonte (MG) no período de de 25 a 29 de abril. O estado será representado por quatro estudantes da Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães (Etepam). Os pernambucanos Jhonny Herbert, Abhner Silva, Paula Soares, todos com 16 anos, e Jonathan Barreto, 17, concorrem a um prêmio de US$ 50 mil e podem representar o Brasil na fase principal da competição.

Os quatro alunos desenvolveram o BUNS, jogo que acompanha um estudante tentando desviar dos entulhos da cidade e pegar um ônibus para casa. À medida que os estágios avançam, os desafios ficam mais difíceis. O jogador pode escolher entre diferentes avatares, livremente inspirados nos idealizadores do game.

"Criamos o jogo baseado na nossa vivência com relação à mobilidade rubana. Para pegarmos ônibus para ir à escola ou voltarmos para casa, temos que enfrentar buracos, bueiros, entre outros problemas, então passamos tudo isso para este game de celular, que começamos a desenvolver em dezembro do ano passado", explica Jonathan, que realizou a tradução do BUNS.

"Participar de uma final nacional é um grande passo e vai ser uma experiência diferente e importante. Queremos vencer essa etapa para poder representar o Brasil na final mundial nos Estados Unidos", complementa o ex-aluno do curso de Design de Interiores e atualmente cursando Administração na Universidade Federal de Pernambuco.

saiba mais 
Alunos do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Jhonny e Abhner são os programadores do game. Já o design do jogo foi desenvolvido por Paula, estudante de Comunicação Visual. “Estudamos em horário integral e, depois das aulas, nos encontrávamos para trabalhar no desenvolvimento do jogo. Então, fiquei muito feliz em chegar à final, pois apenas três equipes no Brasil todo foram selecionadas nessa categoria de games”, comemora.

Os quatro estudantes foram orientados pelo Centro de Inovação da Microsoft na Etepam, através de um convênio entre a multinacional e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o Governo do Estado, esse centro é o único no Brasil instalado em uma escola técnica pública e, em oito anos de parceria, foram capacitadas gratuitamente mais de 2 mil jovens em cursos de Tecnologia da Informação (TI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário