13 de fevereiro de 2016

Programa Paulo Freire disponibiliza vagas para Custódia, confira


Foi lançado o edital de seleção de voluntários para o Programa Paulo Freire da Secretaria de Educação de Pernambuco. Os selecionados atuarão como alfabetizadores, coordenadores de turmas e tradutores-intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As oportunidades são para todo o estado, e só no Sertão, são 1440 vagas em 23 municípios, parte delas destinadas a pessoas com deficiência.

O Programa Paulo Freire tem como objetivo alfabetizar turmas de jovens, adultos e idosos. As inscrições são gratuitas e realizadas presencialmente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) de Araripina, Petrolina, Salgueiro, Afogados da Ingazeira e demais cidades do estado. O período de inscrições segue até o dia 4 de março. 

Os endereços das GREs estão disponíveis no edital da chamada pública.

No documento também é possível encontrar o anexo com a ficha de inscrição.

Para atuar na função de Alfabetizador é necessário possuir, no mínimo, o ensino médio completo. Já os voluntários para a função de Coordenador de Turmas precisam ter completado o ensino superior. Os alfabetizadores na modalidade Tradutor-intérprete de Libras devem possuir certificação obtida por meio do Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras) ou graduação em Letras/Libras ou pós-graduação na língua. Nos três casos, o voluntário deve ser, preferencialmente, professor da rede pública de ensino e ter disponibilidade para viajar, caso seja necessário.

O processo seletivo acontecerá em três etapas: análise da documentação de cadastro, entre os dias 14 de março e 8 de abril, aprovação no sistema de cadastro do Programa Brasil Alfabetizado, entre 26 de abril e 30 de junho, e a participação na formação inicial, dos dias 16 de julho a 20 de agosto. O resultado final deve ser divulgado no site da Secretaria de Educação. Os voluntários selecionados atuarão no período de oito meses e as bolsas variam de R$ 400 a R$ 800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário