11 de junho de 2014

11 de Junho dia da Marinha do Brasil



Escolhido para homenagear a Marinha do Brasil, o dia 11 de junho é a data da vitória da marinha brasileira na batalha naval do Riachuelo, em 1865, às margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

Esta é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870). Tratou-se de uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o oponente paraguaio, resultando não apenas na destruição do adversário, mas, principalmente, assegurando a supremacia da marinha brasileira durante o restante do conflito através de um embate clássico entre as duas forças navais.

Marinha Brasileira


A marinha é de extrema importância para o país, que tem uma fronteira marítima com mais de 8.500 km – cerca de quatro mil milhas. Temos 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios ao ano. 

Três quartos da carga transportada pelos navios em nosso território é referente ao comércio exterior. Por outro lado, 95% de todo o comércio exterior do Brasil passa, em algum momento, por linhas de comunicações marítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário