12 de março de 2014

Construção de cisternas beneficiarão 44 mil famílias de 63 municípios pernambucanos

1327687080cisterna-11
Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social participaram de reunião hoje (11) na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária – SARA. Na pauta do encontro com o secretário Aldo Santos, os convênios para construção de 44 mil cisternas de água para consumo em comunidades rurais. Os reservatórios serão entregues em 63 municípios do Agreste, Sertão e Zona da Mata, beneficiando cerca de 220 mil pessoas no Estado.
“A construção das cisternas faz parte da proposta do Governo do Estado para universalização do acesso a  água. Mais de 30 mil famílias do Semiárido já foram atendidas pela SARA por meio desta tecnologia. A experiência das cisternas é  uma verdadeira mudança de vida para esses pernambucanos”, afirma Aldo Santos.
A execução do Programa das Cisternas em Pernambuco é resultante de convênio entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS com investimentos da ordem de  R$ 127 milhões.
Direcionada a população rural de baixa renda, moradora do Semiárido com dificuldade de acesso aos recursos hídricos, a ação acontece com a construção dos reservatórios próximos às casas, utilizando placas de cimento. A água da chuva é captada do telhado, por meio de calhas e armazenada na cisterna com capacidade para 16 mil litros, quantidade suficiente capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de aproximadamente oito meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário